quinta-feira, 30 de junho de 2011


30 de Junho
"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível." 1 Coríntios 9.24-25
Como conquistamos essa coroa incorruptível? Através de renúncia e abnegação. Paulo usa o exemplo dos Jogos Olímpicos. Os atletas deixam tudo o que possa atrapalhar sua corrida a fim de receber uma coroa corruptível. Querido leitor, antes de qualquer atitude pergunte-se primeiro: como estarei servindo melhor ao Senhor Jesus? Aí você saberá o que deve fazer e o que deve deixar de fazer. Podemos basear nosso comportamento espiritual em Colossenses 3.17: "E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." Podemos xingar em nome de Jesus? Não! Como se torna leve e gloriosa uma vida que se concentra unicamente em Jesus! Guarde o que você tem, pois: "Igualmente o atleta não é coroado, se não lutar segundo as normas." Siga o Senhor decididamente. Consagre a Ele a sua vida, seu coração, seus dons, seu tempo e suas forças! Assim também os seus olhos um dia verão o Rei na Sua formosura.

Oficina G3: fãs poderão escolher as músicas da nova turnê da banda

Oficina G3: fãs poderão escolher as músicas da nova turnê da banda

Foi anunciado através de uma TwitCam realizada durante a Semana Jovem IBAB um novo projeto do Oficina G3 aonde os fãs poderão escolher quais músicas antigas da banda gostariam de ver na nova turnê. A novidade ganhou a hashtag no twitter #YourTourG3 e em breve será lançado um HotSite oficial da promoção
A banda também falou que já está trabalhando no novo CD mas ainda não tem data definida para o lançamento.
Em breve mais informações sobre a nova turnê do Oficina G3.

 

Estou ansioso e estressado! O que devo fazer?



Deus é o criador dessa máquina chamada corpo humano. Ele sabe exatamente como ela funciona, o que é bom e o que é ruim para ela. Por isso, a Bíblia, que é a palavra de Deus, está recheada de conselhos de Deus para o cuidado de nossa vida. Dentre os vários conselhos encontrados, quero destacar versículos especiais que Deus dedica na orientação sobre o cuidado com a nossa mente e coração, especialmente no que diz respeito à ansiedade, ao estresse e derivados.

Usando um mandamento Deus mostra que devemos lutar contra a ansiedade: “Não andeis ansiosos de coisa alguma” (Filipenses 4.6). Se o versículo terminasse aqui certamente estaríamos em maus lençóis, pois a ansiedade, o estresse, e os seus derivados, em certos momentos, parecem ser gigantes intransponíveis para nós. Deus, no entanto, vai além e nos mostra como usar o Seu antídoto.
“em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Fp 4.6). O antídoto de Deus para lutarmos contra a ansiedade é a oração da fé. Colocamos em oração na presença de Deus tudo que nos causa temor, dor, dificuldade, desconforto, ansiedade, estresse. Quando o texto diz “com ações de graças” significa que já agradecemos antes mesmo de receber, crendo que Deus cuidará da melhor forma das nossas demandas. Descansamos!
Outro texto esclarece essa questão muito bem: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5.6). Quando nos humilhamos na presença poderosa de Deus, reconhecemos nossa pequenez e a grandeza do cuidado do Pai. Lançamos as ansiedades perante Ele e descansamos, na confiança de que Ele nos ajudará a sermos vitoriosos. É a oração da fé. Descansamos!
O resultado da oração da fé é surpreendente, fantástico! Deus garante saúde à nossa mente e coração por meio da paz [da paz vinda diretamente Dele], que é o oposto da agitação, da ansiedade, do estresse. A paz de Deus colocará em equilíbrio o nosso desequilíbrio: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” (Fp 4.7)
É evidente que as atitudes mostradas acima não devem nos levar a cruzar os braços e a não fazer nada, apenas esperando que Deus resolva tudo. Isso não existe! Deus fará a parte Dele e nós devemos fazer aquilo que está ao nosso alcance. As situações se resolverão com um cooperação nós/Deus. É assim que deve ser. É assim que Deus promoverá a atuação da Sua paz sobre nós. Por isso, a Bíblia, na continuação do verso indica:
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Fp 4.7)
Um esforço no cuidado e na manutenção da saúde da mente e coração é uma lição de casa que devemos fazer todos os dias. Fazemos a nossa parte e Deus faz a Dele. Aliado a isso, devemos também lembrar que a vida é mais ampla que mente e coração. Devemos cuidar também da alimentação, fazer exercícios físicos, evitar vícios, etc. Tudo isso coopera para um organismo equilibrado, livre do estresse e da ansiedade.

O que significa Alfa e Ômega?

Série o que significa isso?

A expressão “Alfa e Ômega” aparece apenas em trechos no livro de Apocalipse. Veja um desses trechos: “Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.” (Ap 1. 8).
Para entendermos bem o significado da expressão, precisamos saber que alfa e ômega são duas letras do alfabeto grego: Alfa (A / α) – Ômega (Ω / ω). O detalhe interessante é que alfa é a primeira letra do alfabeto grego e ômega é a última letra.
Assim, essa expressão quando aparece na Bíblia, por exemplo, nesse texto: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. (Ap 22. 13), significa que Deus está falando de Sua eternidade e soberania. Deus é o início de tudo (Alfa) e irá terminar tudo (Ômega). Ele é o governante soberano e eterno sobre todas as coisas. Vemos isso claramente nas profecias em Apocalipse.
“Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.” (Cl 1. 17).
No profeta Isaías vemos não a expressão Alfa e Ômega, mas o seu significado: “Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus.” (Is 44. 6)

 

Silas Malafaia para presidente do Brasil em 2014?
Fiéis decretam Silas Malafaia como candidato a presidente do Brasil em 2014; Pastor ironiza
O pastor Silas Malafaia disse durante a Marcha para Jesus que não planeja se candidatar à presidência da República. A informação se deu por conta de um cartaz erguido por algumas pessoas durante o evento do dia 23 de junho em São Paulo pedindo a candidatura do líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo.

Malafaia fez o percurso da Marcha para Jesus no trio elétrico principal onde estavam o apóstolo Estevam Hernandes e outras personalidades políticas e religiosas. Quando o pastor da Advec viu o cartaz solicitou que as pessoas guardassem aquela faixa.

Mas tarde esse assunto surgiu ente os jornalistas e Malafaia foi questionado sobre a possível candidatura. “Esta pessoa tem que fazer Zorra Total, show do Tom. É uma piada. O pastor que entra na política deixa de atender o todo para ser parte,” respondeu.
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação integral do texto e a divulgação do link www.amigodecristo.com
Informações Gospel Mais

O ensino mais importante de Jesus Cristo

Série ensinos do Mestre Jesus Cristo

“Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” (Mt 4. 17)

Logo após sair vitorioso da tentação que sofreu no deserto, Jesus inicia a sua pregação proclamando o seu principal e mais importante ensino para a vida das pessoas, o arrependimento. O principal trunfo do diabo na vida das pessoas é iludi-las, fazendo-as buscar a “salvação” em qualquer coisa menos em Jesus Cristo. Diversas religiões e filosofias proclamam que a esperança para o ser humano está em diversas coisas, quando, na verdade, está no arrependimento e na fé em Jesus Cristo.

Talvez por esse motivo, a primeira menção de Jesus pregando [no evangelho de Mateus] seja sobre a necessidade do arrependimento das pessoas. Esse arrependimento pregado por Jesus é muito mais do que aquele em que nos arrependemos de algum erro que cometemos. Esse arrependimento é o arrependimento para a vida, o que significa a confissão de que cremos em Jesus como Aquele que morreu em nosso lugar, que pagou pelos nossos pecados, e assim, através da fé, buscamos uma nova vida de acordo com a vontade de Deus.

O texto também traz um motivo para o arrependimento: porque está próximo o reino dos céus.” (Mt 4. 17). Jesus mostra a urgência do arrependimento. A vinda de Jesus é a chance mais clara do ser humano voltar-se para Deus e ser salvo. Hoje, algum tempo após Cristo já ter vindo a primeira vez, aguardamos a Sua segunda vinda, que será de forma repentina. Quando ela acontecer acabarão as oportunidades que temos de nos arrepender e sermos salvos. Sendo assim, muitos serão surpreendidos quando não tiverem mais tempo de se arrepender. Sabemos também que muitos de nós morreremos antes da segunda vinda de Cristo. A morte também põe fim a nossa oportunidade de se arrepender.

Assim, a palavra de Jesus se transforma num clamor especialmente urgente para a nossa época. Devemos ouvir esse clamor: “Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” (Mt 4. 17)...e depois de ouvi-Lo, tomarmos uma das duas posições possíveis: Crer na pregação de Jesus Cristo ou não.

 

Você é um crente criativo?


A criatividade é, sem dúvida, um presente de Deus a nós. É uma das mais fantásticas semelhanças que carregamos de Deus. O primeiro a demonstrar o poder da criatividade foi o próprio Deus, através da Sua fantástica criação que podemos até hoje contemplar. O segundo a demonstrar criatividade foi a mais criativa criação de Deus, o homem. O homem começa a exercer sua criatividade quando dá nome aos animais.

“Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.” (Gn 2. 19)
Deus nos deu a grande possibilidade de usarmos a criatividade para abençoar. Eu aprendo isso olhando para a história de cinco amigos. Quatro desses amigos eram normais, gozavam de saúde perfeita, mas um deles era paralítico. Certamente os rumores de que um tal Jesus, Filho de Deus, estava na casa de certa pessoa ali na cidade de Cafarnaum, acendeu a vontade daqueles homens de abençoar.
A amizade e o amor conduziram os amigos a levar o paralítico até o Senhor Jesus. “Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens.” (Mc 2. 3). Até aqui vemos apenas a boa intenção dos amigos para abençoar esse querido paralítico. Mas logo a sua boa intenção iria ser provada.
Uma multidão se interpunha entre eles e Jesus. Talvez aqui houvesse um bom motivo de desistirem ou voltarem em outro momento. “E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão...” (Mc 2. 4). Você já deve ter enfrentado uma fila ou uma multidão. As multidões são as pessoas mais egoístas que existem. Poucos estariam dispostos a ceder a sua vez a um paralítico.
Mas a criatividade e a vontade de abençoar eram grandes e poderosas demais! Fico imaginando esses amigos pensando, “matutando”, colocando suas mentes para funcionar em prol de abençoar o seu próximo. O que surgiu? Uma ideia criativa!
“...Então fizeram um buraco no telhado da casa, em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram o doente deitado na sua cama.” (Mc 2. 4 - NTLH). A ideia foi criativa, mas deu trabalho. Eles, porém, encararam o trabalho, pois queriam abençoar a vida do paralítico. 
O resultado de toda essa criatividade baseada no amor foi que o paralítico saiu de lá andando curado por Jesus! “Então, ele se levantou e, no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim!” (Mc 2. 12)
Todos nós podemos lançar mão da criatividade, pois ela nos foi dada por Deus. Precisamos, porém, buscar as motivações certas, o querer abençoar. Sempre haverá uma forma criativa de impactar as pessoas para o bem.
Seja criativo! E mais: Seja um crente abençoador criativo como os quatro amigos do paralítico! 


Veja outros artigos interessantes:

 

Qual é o nome da sua impossibilidade?


Existem determinadas coisas que acontecem em nossa vida as quais damos o nome de impossibilidades. Essas coisas têm um grande poder: O poder de nos fazer duvidar que haja uma solução. Sim, elas se levantam diante de nós, olhamos para elas e não conseguimos enxergar uma saída e nem uma solução. Ficamos apavorados diante delas e, muitas vezes, batemos o martelo e dizemos: não é possível! É uma impossibilidade.

Num passado bem distante, um homem passou por esse momento. A impossibilidade diante de seus olhos o levou a duvidar de Deus, a duvidar que houvesse solução para a sua dificuldade, à semelhança do que acontece conosco hoje.
Ele recebeu uma promessa grandiosa de Deus: “disse o SENHOR a Abrão: (...) de ti farei uma grande nação...” (Gn 12. 2). Para ser uma grande nação é preciso ter filhos que gerem filhos. Abraão, porém, não tinha essa possibilidade, pois sua esposa Sara era estéril.
Ele continuou sua vida certamente convivendo com essa promessa feita a ele por Deus, apesar de saber que ela era uma impossibilidade diante de seus olhos. Mesmo assim ele cria, pelo menos naquele momento. Porém, o tempo foi passando e nada de filhos. A impossibilidade foi crescendo diante de seu coração. Foram quase 25 anos aguardando e nada!
Num determinado momento Abraão recebe a notícia vinda de Deus de que ele e Sara teriam o seu tão sonhado filho. “Abençoá-la-ei e dela te darei um filho; sim, eu a abençoarei, e ela se tornará nações; reis de povos procederão dela.” (Gn 17. 16)
Porém, Abraão foi impactado naquele momento pela força que a palavra impossibilidade exerceu sobre ele. A sua reação foi totalmente baseada na impossibilidade que seus olhos carnais viam: “Então, se prostrou Abraão, rosto em terra, e se riu, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos?” (Gn 17. 17)
O resultado? Deus mostrou a Sara e a Abraão que não existem impossibilidades para Ele. “Sara concebeu e deu à luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus lhe falara.” (Gn 21. 2)
Essa história me faz pensar em duas coisas:
1 - Não há impossibilidades para Deus;
2 - Precisamos aprender a colocar as nossas impossibilidades nas mãos daquele que tem poder para lidar com elas e não permitir que elas ceguem a nossa fé.
Qual a impossibilidade que está te cegando?
Veja outros artigos interessantes:

Leia mais: http://www.esbocandoideias.com/2011/06/qual-e-o-nome-da-sua-impossibilidade.html

 

Como o diabo compra a nossa santidade?

 

Antes de tudo vamos relembrar o que é santidade: É uma qualidade que nos faz sermos fieis a Deus, buscando distância do pecado e proximidade com a vontade do Pai. Essa é a atitude de todo santo. É um processo, pois dia a dia devemos nos tornar mais santos e devemos estar mais moldados a vontade de Deus e menos a vontade do mundo. A santidade é fator essencial no relacionamento com Deus: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12. 14)
Devido a importância e valor da santidade, ela é um “produto” que o diabo quer retirar de nossa posse. Por isso, ele é um experiente comprador da santidade das pessoas. Ele a compra e depois a destrói, pois para ele a santidade não serve para nada, serve apenas para ser comprada e depois destruída.

- Invista em você e ainda ganhe brindes: Conheça o Curso 24 horas, clique aqui
Mas como o diabo compra a nossa santidade?
Ele age bem aos moldes de um comprador comum. Primeiro ele age pesquisando para saber que tipo de oferta somos mais propensos a aceitar. Ele pensa: De que forma aquele rapaz poderia vender a sua santidade a mim? Talvez ele aceite uma pomposa oferta na área sexual; ou quem sabe uma oferta na área profissional, dinheiro, poder. E aquela moça? Talvez uma oferta irrecusável na área da vaidade seja o ideal. Esse é o primeiro passo do diabo.
O segundo passo é fazer a oferta. Como qualquer comprador ele espera o momento certo. Ele busca o momento ideal para fazer ofertas que parecem irrecusáveis. A Bíblia chama esse momento da negociação de tentação. Olhe como ele negociou com Jesus: “Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.” (Mt 4. 8). As ofertas do diabo são sempre muito tentadoras. Ele não faz ofertas “bobas”, pois é experiente.
Depois de fazer a oferta, confiantemente, o diabo espera uma resposta positiva, já que ele sabe do poder de suas ofertas. Esse é o último passo. É o momento em que ele abre a carteira, mostra o “dinheiro” à pessoa e aguarda que ela lhe dê o produto, no caso a santidade. Foi o que Davi fez quando se deitou com Bate-Seba, uma mulher formosa, mas casada. Ele aceitou a oferta e deu a sua santidade ao diabo: “Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela.” (2Sm 11. 4)
Mas ao contrário do que alguns dizem as ofertas do diabo não são irrecusáveis. As aceitam apenas aqueles que querem vender sua santidade. Olhe esta atitude diante de uma dessas ofertas “irrecusáveis” do diabo: “Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.” (Mt 4. 10).

Fique atento às ofertas do diabo, pois ele irá fazê-las a você e a mim. Por quanto você tem vendido a sua santidade?
Caso você a tenha vendido ao diabo, saiba que você pode recuperá-la. O diabo não tem posse vitalícia de nada! Peça perdão a Deus e a tome de volta! "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (1Jo 1. 9)
Veja outros artigos interessantes:

Bíblia Ilúmina Gold – A Bíblia do Século XXI CDRom

| | |
Dê uma Nota: 
 


Tamanho do Arquivo: 1,9 GB

Título Original: Bíblia Ilúmina Gold
Gênero: Biblia
Idioma: Português




Sempre atenta aos avanços tecnológicos, a Sociedade Bíblica do Brasil vem associando o texto bíblico a diferentes mídias eletrônicas. A cada lançamento, o resultado é mais surpreendente, como pode ser conferido no CD-ROM iLúmina Gold, a primeira Bíblia com enciclopédia digitalmente animada. O iLúmina Gold tem inúmeros recursos: interatividade, animações desenvolvidas com realismo, passeios virtuais na Terra Santa, além da capacidade de, com um simples clique no mouse, fazer a conexão do conteúdo bíblico com gráficos e referências cruzadas.
O iLúmina Gold é um programa de computador que possibilita o aprofundamento no conhecimento das Escrituras usando o que há de mais moderno em tecnologia digital. Permite, por exemplo, que o usuário assista a animações de histórias bíblicas e capture cenas, explore virtualmente o Templo de Jerusalém e assista a documentário com explicações sobre esses locais e exporte as imagens de seu interesse para uso fora do iLúmina. O produto oferece ferramentas para criar apresentações sobre a Bíblia de maneira fácil e rápida. Contém ainda uma enciclopédia com centenas de artigos e todo o conteúdo da Bíblia nas duas versões de João Ferreira de Almeida (Revista e Atualizada e Revista e Corrigida), na Nova Tradução na Linguagem de Hoje e na King James (inglês), além de referências cruzadas e notas de rodapé. Bíblia iLumina Gold – Para o Cristão do Século XXI !!!

CONFIGURAÇÕES RECOMENDÁVEIS

Para usuários de Windows:
- Pentium III 500 MHz ou superior
- Microsoft® Windows® 98, Windows 2000 Professional, Windows Me, ou Windows XP
- 128 MB de RAM
(256 MB recomendado)

OBS : Emular esse arquivo como se fosse um CD ou gravar em CD.


Links Download:

CD 1 :
Parte 1 - Parte 2 - Parte 3

CD 2 :
Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4 - Parte 5 - Parte 6

CD 3 :
Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4 - Parte 5

CD 4 :
Parte 1 - Parte 2 - Parte 3

ou

CD 1 - CD 2 - CD 3 - CD 4

Cód. de ativação do produto:
37283-33689-M741M
Serial :
6j12s-34275-9585w
 

  





Cuidado com relacionamentos pela internet

Todo cuidado é pouco quando o assunto é relacionamento na internet. A procura por amizades no mundo virtual pode ser arriscada demais, principalmente porque não se sabe quem está do outro lado. Pode ser uma pessoa maravilhosa, ou um bandido falando palavras de bom mocinho.

Para a consultora em relacionamentos Erica Queiroz, há golpistas que se aproximam de suas vítimas com atitudes tão cuidadosas e bem elaboradas, que até as pessoas mais esclarecidas podem ser prejudicadas. “Existem golpistas que querem algo rápido (dinheiro rápido, estupro, roubo de utensílios/equipamentos domésticos) e há aqueles que querem instalar-se na vida do próximo e, de preferência, na casa das pessoas. Os golpistas geralmente não falam muito de si e só querem saber detalhes da vida da potencial vítima. Além disso, não apresentam (muitos) amigos nem familiares a você”, alerta.

Eles utilizam um perfil atraente, segundo Erica, e inventam histórias, usam identidades falsas, se fazem passar por uma pessoa dócil. Com uma conversa mansa e cheia de lábia, falam tudo o que a vítima gosta de ouvir. Então, algum tempo depois, contam histórias tristes (como casos de doença na família, morte, acidente, falta de dinheiro, etc.), com o intuito de comover a outra pessoa.

Para a consultora, as pessoas que caem nesses tipos de golpe são as mais carentes. “As pessoas carentes nem deveriam tentar conhecer alguém pela internet, pois sua fragilidade fica escancarada e o golpista se aproveita disso. A vítima acaba fazendo coisas que não faria se estivesse em seu estado normal”, ressalta.

Algumas dicas para não cair em golpes

- Procure não se exibir demais na internet, dizendo que tem carro, viaja, ou que comprou isso ou aquilo;

- Não receba uma pessoa que conheceu pela internet em sua casa. Segundo Erica, há golpistas que esperam ganhar a confiança da vítima para roubar objetos da residência;

- Também procure não emprestar dinheiro a quem conheceu pela internet;

- Quem já sofreu com golpes na rede pode denunciar o caso à Delegacia de Crimes Virtuais. É importante, para isso, que a pessoa grave tudo o que estiver ao seu alcance, como o perfil da pessoa nos sites, conversas, fotos e o IP (internet protocolo), pois todo o material reunido servirá de provas contra o criminoso.
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação integral do texto e a divulgação do link www.amigodecristo.com
Arca Universal
Entrevista: jogador Léo Lima busca ser exemplo para a filha
Fama, mulheres e dinheiro. Todo menino que sonha ser jogador de futebol se imagina rodeado desses fatores e faz questão de ostentá-los. Principalmente quando esse tipo de conquista acontece no início da carreira. A imaturidade que a pouca idade sugere muitas vezes não é deixada de lado com o tempo. Com isso, aumentam os problemas e a produtividade em campo, que é o principal nesses casos, cai vertiginosamente. No entanto, temos exemplos de mudanças radicais de conduta. O agora ex-badboy Léo Lima é um indício de que isso realmente pode acontecer. Aos 29 anos, ele garante viver única e exclusivamente para fazer bem à sua família e a tem como prioridade em todos os momentos. Uma das razões dessa nova postura se deu por conta do lado espiritual. O ex-meia de grandes clubes como Vasco, Flamengo e São Paulo passou a frequentar a Igreja Evangélica e está decidido a oferecer um futuro mais próspero à própria vida e à de seus entes queridos.

Atualmente no Al-Nasr, dos Emirados Árabes, time treinado pelo italiano Walter Zenga (ex-goleiro da Azzurra), Léo Lima dá mostras de que evoluiu sensivelmente também no quesito profissionalismo. Apesar de estar de férias (se reapresentará no dia 14 de julho), ele faz questão de manter a forma para voltar a seu clube na melhor condição possível. Para isso, ele vem contando com o suporte do amigo Guido, companheiro nas categorias de base de Vasco e Madureira, que é gestor de um projeto para atletas de alto rendimento não desviarem o foco da profissão durante o período em que a sua respectiva temporada está em recesso.
Mesmo de férias no Rio, Léo Lima mantém a sua forma na praia (Foto: Cassius Leitão / Globoesporte.com)
Com ar sereno, Léo garante que o novo jeito de levar a vida não é da boca para fora. Numa conversa franca, ele falou sobre vários assuntos. Admitiu que quando mais jovem foi direto da noitada para alguns treinos, comentou sobre a situação do atacante Jobson - que corre risco de ser banido do futebol devido às drogas -, e falou sobre a importância da religião e de sua esposa Nathalia para que o amadurecimento enfim desse as caras tanto âmbito pessoal como no profissional. A filha Ana Sophia, de quatro anos, também colaborou para a mudança repentina do jogador. Outra curiosidade é o desejo de encerrar a carreira com a camisa do Goiás, clube que defendeu durante o Campeonato Brasileiro de 2009.

- Fiz muitas coisas erradas. Uma delas era sair para as noitadas e depois ir direto para o treino. Isso aconteceu muito quando eu era do Vasco e tinha 18 ou 19 anos. Mas nunca faltei treino ou cheguei atrasado. Às vezes, chegava cedo até demais por conta do horário que saía da farra (risos). Mas garanto que nunca cheguei para treinar embriagado. - declarou Léo Lima, revelando que os tempos de irresponsabilidade ficaram para trás.

Confira a entrevista com Léo Lima na íntegra:
GLOBOESPORTE.COM: Por que seu início de carreira foi cercado de polêmicas e qual foi a principal razão dessa sua mudança de atitude dentro e fora dos gramados?
Léo Lima: Minha origem é de um lugar e uma família humildes. Saí de Bangu e cheguei à fama muito rapidamente. Deslumbrei um pouco e jamais pensei nas conseqüências. Chega uma hora da vida em que temos de dar um basta. Ficaria até feio fazer tudo que fiz na idade que tenho (29). Depois da chegada da minha filha e que me converti à Igreja Universal, mudei muito. Minha vida mudou da água para o vinho. Eu era muito explosivo, queria brigar por tudo. Deus e minha família me fizeram dar um “upgrade” na vida. Antes, eu só vivia na rua e esquecia de dar atenção até mesmo aos meus parentes. Agora, sou um cara família. Tudo que eu faço é para eles e com eles. Quando vejo o sorriso da minha filha Sophia, percebo que tenho que trabalhar muito e me dedicar para dar o melhor futuro possível para ela. Ela não pode crescer e as pessoas acharem que sempre teve um pai ausente. Sempre vou procurar orienta-la a seguir um bom caminho.

GE: Você está nos Emirados Árabes há cerca de um ano. Como tem sido a sua adaptação a um país de cultura tão diferente da brasileira?
LL: No começo foi muito difícil. Jogar com estádios vazios e com um calor que beirava os 49ºC não me entusiasmava tanto, mas depois acostumei. Cheguei em julho de 2010, indicado pelo Hélio dos Anjos. Porém, ele não ficou lá por muito tempo e entrou um treinador árabe que não me colocava muito para jogar. Com isso, quase aceitei uma proposta da Coréia do Sul. No início deste ano, chegou o Walter Zenga, que foi goleiro da seleção italiana e gosta muito dos brasileiros. Logo de cara ele me colocou no time e hoje sou um dos homens de confiança dele. Tenho jogado de volante e ajudei o clube na excelente campanha que garantiu uma vaga para a Liga dos Campeões da Ásia.
Em família, com cunhados Caio e Rayza, esposa
Nathalia e filha Ana Sophia (Cassius Leitão/GE.com)
GE: Apesar de poucos se lembrarem, você tem uma história bonita nas categorias de base da Seleção Brasileira, chegando a ser campeão mundial sub-17 em 1999, na Nova Zelândia. Fale um pouco daquela conquista.
LL: Pegamos a Austrália na estréia da primeira fase e vencemos por 2 a 1. Depois, tivemos dois empates por 0 a 0 e nos classificamos para a fase final. Passamos por Paraguai e Gana antes do reencontro com a Austrália na decisão. Vencemos nos pênaltis por 8 a 7. Eu bati nas cobranças alternadas e a bola chegou a tocar na trave antes de entrar, em lance parecido com o do Romário na Copa de 94. Foi um alívio grande e uma emoção maior ainda quando conquistamos o título. Aquele elenco tinha jogadores consagrados no futebol atual. Adriano (Corinthians), Souza (Bahia), Diego Cavalieri (Fluminense), Eduardo Costa (Vasco) e Andrezinho (Internacional).

GE: Como você lidava com a fama de badboy e com as notícias polêmicas que envolviam o seu nome e o do seu inseparável amigo Souza? E como surgiu essa amizade?
LL: Eu nem ligava na época. Sabia que estava errado e que tinha feito algumas besteiras mesmo. Não me arrependo de nada, mas a minha cabeça agora é outra. Joguei junto com o Souza desde moleque. Fomos para outros clubes juntos e só nos separamos quando ele foi para o Internacional e eu fui para o Porto. Sempre estava com ele quando me metia em problemas (risos). Mas podem falar o que quiserem dele. Sei que é uma pessoa maravilhosa, e que ajuda muita gente. Ele também está bem mais calmo atualmente. Se continuássemos com a conduta que tínhamos, seria uma idiotice.
O Souza é uma pessoa maravilhosa e também está bem mais calmo atualmente. Se continuássemos com a conduta que tínhamos, seria uma idiotice."
Léo Lima

GE: Você foi muito novo para o futebol europeu, com passagens pela Bulgária e por Portugal. Por que você não conseguiu se estabelecer no Velho Continente?
LL: Ao todo, fiquei três anos na Europa. Foram apenas três meses na Bulgária. Nem conto muito. No Porto, tinha totais condições de jogar. Porém, não me dedicava tanto e acabei me deixando levar pelo desinteresse. Eu achava que ia jogar quando quisesse, numa postura auto-suficiente. Mas é uma página virada na minha vida.

GE: Você já teve muitos treinadores de renome na sua carreira. Quem foi o melhor de todos eles?
LL: A maioria dos treinadores que tive me ajudou. O Luxemburgo e o Hélio dos Anjos foram muito importantes. O Luxa me deu chance no Santos e no Palmeiras. Fomos campeões paulistas por ambos. O Hélio foi quem me deu oportunidade no time profissional do Vasco. Não posso esquecer do Ricardo Gomes, Antonio Lopes e Evaristo de Macedo. Sou grato a todos.

GE: Por que as suas passagens pelo Flamengo e pelo Grêmio foram frustradas?
LL: No Flamengo, realmente nada deu certo. No Grêmio, no entanto, eu estava bem até ser obrigado a passar por uma cirurgia no joelho esquerdo. Quando voltei, estava acima do peso e não consegui recuperar o meu lugar. Quando o Mano Menezes não me inscreveu na Libertadores, pedi para ir embora. Não tinha mais o que fazer lá sem jogar a principal competição que o clube disputaria.

GE: Além do Souza, quem são seus grandes amigos no futebol? Você ganhou inimigos nesses anos de carreira?
LL: Tenho vários amigos. Hugo (ex-Grêmio), Diego Souza (Vasco), Lenny, Alex Mineiro e Carlos Alberto são alguns exemplos. Não tenho inimigos. Nunca tive problema com ninguém nos clube que atuei. Eu não dava bola para quem eu não gostava, mas não tenho raiva nem mágoa de ninguém. Sei que fazia coisas erradas e não vou botar a culpa nos outros por elas. Quem faz o errado, tem que pagar. Colhi tudo o que plantei e agora restaurei a minha vida.
Adaptado aos Emirados, Léo Lima espera ficar por
lá mais um bom tempo (Foto: Arquivo Pessoal)
GE: Qual foi o título mais marcante da sua carreira?
LL: Todos que conquistei são inesquecíveis. Mas guardo dois deles com um carinho especial. O que mais me marcou foi o da final do Carioca, pela jogada de letra que fiz em um dos gols do Vasco contra o Fluminense. O Paulistão de 2008 pelo Palmeiras também foi maravilhoso. O time não conquistava o Estadual havia 12 anos. Fiz um gol na semifinal contra o São Paulo, que foi a verdadeira final antecipada. Sofri uma contusão e não joguei os dois confrontos da final contra a Ponte Preta. Mesmo assim, fui eleito o melhor segundo volante da competição.

GE: Como você analisa o caso do Jobson, que pode ser banido do futebol por conta do uso de drogas flagrado nos exames antidoping?
LL: È um caso preocupante, mas acho precipitado bani-lo do futebol. Ele tem família que depende muito do sucesso da carreira dele. Sinto pena dele por ter de enfrentar de situação. É um cara de talento incontestável, que tem condições de chegar à Seleção se tiver a cabeça no lugar. É jovem e pode mudar de conduta. Espero que dê tudo certo para ele.

GE: Você já usou drogas?
LL: Graças a Deus, nunca experimentei qualquer tipo de droga. Não sei nem o gosto. Como sei que é uma coisa ruim, nunca tive a curiosidade. Fui criado em um lugar que muita gente usava e se dava mal por isso. A minha infância difícil também deixou ensinamentos em alguns aspectos. Esse foi um deles.

GE: Você tem contrato com o Al-Nasr-EAU até a metade de 2013. Quais são as suas metas para a seqüência da carreira de jogador?
LL: Quero ficar nos Emirados mais uns quatro anos. Minha família está feliz lá. E temos sossego. No fim da carreira, gostaria de voltar a defender o Goiás. É um clube que gosto muito. Minha esposa adora a cidade e isso só aumenta a minha vontade de um dia retornar ao Esmeraldino. Fiquei muito chateado quando o Goiás caiu para a Segunda Divisão. Espero que suba para a Série A o quanto antes.

GE: Essa vida atribulada que levava no início da carreira, você deve ter boas histórias. Pode contar alguma?
LL: Fiz muitas coisas erradas. Uma delas era sair para as noitadas e depois ir direto para o treino. Isso aconteceu muito quando eu era do Vasco e tinha 18 ou 19 anos. Mas nunca faltei treino ou cheguei atrasado. Às vezes, chegava cedo até demais por conta do horário que saía da farra (risos). Mas garanto que nunca cheguei para treinar embriagado.
Minha família é tudo para mim. Tenho como prioridade fazer o bem para a minha filha e minha esposa. Ela lutou muito pela nossa felicidade, prezou pelo nosso casamento. Nem sei o que seria de mim sem ela. "
Léo Lima

GE: Você está casado há sete anos. Qual a importância da sua esposa na reformulação da sua conduta?
LL: A Nathalia foi o principal alicerce para essa mudança. Minha família é tudo para mim. Amo meus pais, me dou muito bem com eles. E tenho como prioridade fazer o bem para a minha filha e minha esposa. Ela lutou muito pela nossa felicidade, prezou pelo nosso casamento. Nem sei o que seria de mim sem ela. Sou um homem realizado, com a vida restaurada e a família reestruturada. E com paz dentro de casa.

GE: Qual o gol mais importante da sua carreira?
LL: Sem dúvidas o que fiz pelo Palmeiras contra o São Paulo, na semifinal do Paulista de 2008. Por ter sido num clássico decisivo e em cima do goleiro que foi, o Rogério Ceni, que é espetacular.

GE: Na sua chegada ao Flamengo, em 2007, os torcedores pediram que você beijasse a camisa rubro-negra. Sua reação foi diferente e com uma resposta inusitada. Lembra o que você falou?
LL: Falei para eles que tinha que jogar bola. Beijo mesmo, eu tinha que dar na minha filha e na minha esposa (risos). 
Passeio de camelo com a filha Ana Sophia (de 4 anos), que já conta até dez em árabe (Foto: Arquivo Pessoal)
Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação integral do texto e a divulgação do link www.amigodecristo.com
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2011/06/apegado-religiao-e-familia-leo-lima-busca-ser-exemplo-para-filha.html

terça-feira, 28 de junho de 2011

28 de Junho
"Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." 2 Timóteo 4.7-8
Aqui é mencionada a condição para receber a coroa da justiça: "guardar a fé". Não temos segurança na nossa fé em si, mas no conteúdo e no objeto da nossa fé, o qual é o próprio Senhor Jesus Cristo! Quando tudo o que é visível desmorona, Ele permanece. Agarre-se nEle em todas as circunstâncias, embora haja tempestade e rujam as ondas, de modo que um dia, no fim da sua vida, você possa dizer: "guardei a fé".
A segunda condição para receber a coroa da justiça diz: amar a Sua vinda, isto é, esperar com grande ansiedade e crescente desejo a vinda do Senhor Jesus. Você tem esse anseio? Esta é a melhor prova de que você pertence a Ele e de que vive na santificação. Você se alegraria se Jesus voltasse hoje? Diga "amém" se você ama a Sua vinda. Ele virá em breve!

Onde você recarrega a sua "bateria"?


Grande parte dos equipamentos que usamos hoje em dia necessita de uma bateria para que funcione. A bateria tem a função de dar energia para que o equipamento cumpra a função para o qual foi fabricado. Quando a bateria está fraca ou sem carga, o aparelho simplesmente não serve para nada, não funciona, não realiza a função para o qual foi fabricado.
De certa forma somos parecidos com estes aparelhos. Também temos uma “bateria” em nós. As nossas emoções, os desafios, as tentações, os problemas, os desgastes de todos os tipos são responsáveis por descarregar a nossa bateria diariamente. Não é difícil encontramos pessoas com a sua “carga” esgotada ou com pouca energia na sua “bateria”.

A vida humana foi feita também para ser recarregada como uma bateria. A única solução para uma bateria sem carga é recarregá-la. A única solução para uma pessoa sem carga também é recarregá-la.

O problema é que o mundo oferece vários tipos de “recargas” que, na verdade, não recarregam de verdade a nossa bateria, apenas fazem uma falsa recarga. Dentre estas coisas cito algumas: o entretenimento, os vícios, o sexo, o poder, o dinheiro, a fama, o prazer, o consumismo, as glutonarias, etc.

Estas coisas trazem uma aparência de que nos recarregam, elas nos fazem sentir muito bem, mas não tem poder de recarregar o nosso espírito, que é o local onde se localiza [de verdade] a nossa “bateria”. Elas nos dão, muitas vezes, certo prazer que é passageiro e que não tem poder de manter a nossa carga no nível mais alto, pois não atuam diretamente em nossa “bateria”. Muitas delas ainda retiram o restinho de carga que existe em nós, pois são pecado.

Estou certo de que o ser humano só consegue recarregar eficazmente a sua “bateria” quando busca a “energia” no local certo e com a pessoa certa. Onde é o local certo e quem é a pessoa certa? Veja:

“Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Is 40. 29-31 - NVI)

É em Deus e na esperança e fé que temos Nele que diariamente recarregamos as nossas forças. Se você tem estado sempre com a bateria fraca, é possível que esteja buscando recarregá-la no lugar errado e da forma errada. Coloque-se na presença de Deus, confie, pois ele te recarregará. E, recarregado, você será uma bênção neste mundo, pois para isto é que Ele te criou!

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mt 11. 28)

 

Deus é humor: Problemas de visão...

Também estou com esse problema... =)

 

Série o que significa isso?

O que significa onisciente, onipresente e onipotente?

Série o que significa isso?

Antes de expor o significado e aplicação destas palavras na doutrina bíblica, vamos entender o que quer dizer cada uma delas. Cada uma destas palavras é iniciada pelo prefixo “oni” (onisciente, onipresente, onipotente). O prefixo “oni” significa “todo”. Assim, temos:

- Onisciente: Aquele que possui todo o conhecimento, toda a ciência.
- Onipresente: Aquele que está presente em toda parte.
- Onipotente: Aquele que pode todas as coisas.

Fica claro pela análise do significado destas palavras, que só há um que se encaixa plenamente em seus significados: Deus! E é justamente assim que Deus se revela na Bíblia. Um Deus que tem o conhecimento de tudo, portanto onisciente; um Deus que está em todos os lugares, portanto onipresente; um Deus que pode tudo, portanto onipotente.

Vejamos alguns dos textos bíblicos que mostram estes atributos de Deus:

Atributo da onisciência:

“O além e o abismo estão descobertos perante o SENHOR; quanto mais o coração dos filhos dos homens!” (Pv 15. 11). Este é apenas um texto que mostra que nada escapa ao conhecimento de Deus, nem o que acontece aparentemente longe (além, abismo), nem o que acontece aparentemente perto (dentro do coração do homem)

Atributo da onipresença:

“Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe? Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? —diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? —diz o SENHOR.” (Jr 23.23-24). Claramente vemos que não há como escapar da presença de Deus. Ele está em todos os lugares. Nem o melhor esconderijo seria capaz de estar afastado da sua ciência e da sua presença. Deus vê tudo!

Atributo da onipotência:

“Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.” (Mt 19. 26). Não há tarefa que seja difícil para Deus. Difícil, impossível, não dá, não consigo, não posso, são palavras e expressões que não fazem parte do dicionário de Deus, mas do nosso.

Leia mais: http://www.esbocandoideias.com/2011/02/o-que-significa-onisciente-onipresente.html
**************************************************************************************

 O que significa hebreus, israelitas e judeus?


Série o que significa isso?

Essas três palavras confundem muitos estudantes da Bíblia, principalmente aqueles que estão iniciando. Na verdade os três termos correspondem ao mesmo povo. Hebreus, israelitas e judeus são nomes dados ao povo que na Bíblia é descrito como povo “escolhido de Deus”. Alguns homens que conhecemos bastante fizeram parte desse povo: Abraão, Moisés, Davi e até Jesus. Bom, vamos então explicar com um pouco mais de detalhes cada uma das expressões:

Hebreus: É uma designação que se aplica a Abraão e seus descendentes. Abraão foi quem deu início a esse povo. A primeira pessoa a ser chamada de hebreu na Bíblia foi Abraão. “Porém veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu...” (Gn 14. 13). Até o momento em que Deus mudou o nome de Jacó, filho de Isaque, esse povo (ainda pequeno) era chamado de hebreus.


Israelitas: Após o encontro de Jacó, filho de Isaque, com Deus, Este lhe mudou o nome para Israel, e a partir daí esse povo também começou a ser chamado de israelitas. Isso se deu com os descendentes dos 12 filhos de Israel (Jacó), que geraram as famosas 12 tribos de Israel. Até aqui existem dois nomes para o mesmo povo (hebreus e israelitas).
Judeus: Muito tempo se passou e depois que o povo (hebreu/israelita) voltou do cativeiro, a maioria dos que voltaram era da tribo de Judá, e ficou corrente chamar esse povo de judeus. O termo “judeus” também é usado para designar os seguidores do judaísmo.
Hoje, os descendentes que ainda restam desse povo são comumente chamados de judeus. Os nomes hebreus e israelitas são pouco usados em nosso tempo.

Leia mais: http://www.esbocandoideias.com/2011/06/o-que-significa-hebreus-israelitas-e.html
*************************************************************************************

O que significa fé?


Série o que significa isso?

A primeira coisa a se dizer sobre a fé é que ela é muito mais do que crer. Dizer que a fé é somente crer é torná-la algo superficial demais. É interessante, pois a Bíblia diz que até mesmo os demônios creem: “Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem.” (Tg 2. 19)

A Bíblia nos diz muita coisa a respeito da fé e de sua profundidade. Vejamos então o que ela significa na realidade.

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” (Hb 11. 1). Certeza e convicção são palavras que exprimem uma grande característica da fé: Ela não convive no mesmo ambiente da dúvida e da hesitação. Além disso, ela é totalmente alicerçada na esperança e não em fatos concretos. (certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem). A fé verdadeira é totalmente fundamentada na confiança em Deus e em Sua palavra e não nas circunstâncias. A fé só faz sentido quando aponta para Deus.

Na Bíblia vemos a fé sendo apontada como algo de muito poder na vida de uma pessoa. Jesus mostra que a presença da fé, mesmo que de forma “pequena”, faz muita diferença. “Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.” (Lc 17. 6)

A falta de fé desagrada a Deus. Jesus repreendeu seus discípulos algumas vezes por eles não aplicarem a sua fé nas situações que estavam vivendo. “Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança.” (Mt 8. 26)

Deus é a fonte da fé. Ela vem Dele. Não há como ter fé à parte de Deus. Sem ela desagradamos a Deus. “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus...” (Hb 11. 6). Com ela O agradamos. “Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta.” (Mt 8. 10)

Várias pessoas tiveram suas vidas transformadas por Jesus e, surpreendentemente, uma frase que Ele disse a várias delas nos mostra a importância da fé: “Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.” (Mc 10. 52). A fé é um elemento de transformação de vida.

A fé deve produzir em nós o desejo de realizar boas obras. Uma fé egoísta, em minha opinião, nem deveria ser chamada de fé. A nossa fé é para nós e também para ser espalhada ao nosso redor. “Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.” (Tg 2. 26)

Além de todos estes significados, a Bíblia ainda mostra que o justo, ou seja, aquele que teme a Deus e anda nos Seus caminhos, viverá pela fé. Ela é como o ar que ele respira; sem ela o justo não vive a vida preparada por Deus para ele. “todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.” (Hb 10. 38)

Há ainda muito mais que falar sobre a fé. Voltarei a abordar o assunto em outros artigos. Por hora creio que deu para entendermos o significado profundo da fé. Creio que devemos avaliar a nossa fé diariamente e buscarmos enquadrá-la no modelo bíblico, que é o modelo dado a nós por Deus.

Se você deseja aprofundar um pouco mais o seu conhecimento e experiência de fé, te convido a ler Hebreus, capítulo 11. Com certeza você será impactado pela palavra de Deus!

Leia mais: http://www.esbocandoideias.com/2010/12/o-que-significa-fe.html
***********************************************************************************

O que significa batismo?

 

Série o que significa isso?

O batismo com certeza é algo conhecido por quase todas as pessoas. No entanto, com certeza, não entendido pela maioria. Há muita confusão a respeito do real sentido do batismo, por isso, com este artigo esperamos elucidar de forma simples algumas dessas dúvidas.

O batismo cristão foi instituído por Jesus Cristo: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado." (Mt 28. 19-20)
Batismo significa um ato no qual se usa a água como símbolo da purificação que já aconteceu na vida de uma pessoa, ou seja, alguém é alcançado por Deus, arrepende-se de seus pecados, é purificado, justificado por Jesus pela fé e, então, se torna Seu discípulo. A partir daí a pessoa é batizada selando essa transformação e purificação que já aconteceu em sua vida. O batismo também representa um compromisso da pessoa com Deus e com Sua obra.
Muitas pessoas confundem-se achando que o batismo salva. Como presbítero converso com muitos “novos convertidos” que vêm de outras religiões e que tem uma pressa gigantesca em batizar-se. Quando questionados, eles logo associam que precisam ser batizados para que sua salvação seja selada ou alcançada.
É um erro pensar assim, pois a salvação é pela fé e não pelo batismo. Para ilustrar cito o ladrão da cruz. Ele foi salvo? As palavras de Jesus mostram que sim, veja: “Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” (Lc 23. 43). Ele foi batizado? Não! Se o batismo fosse uma condição essencial para a salvação o ladrão da cruz não poderia ser salvo.
É claro que esse fato não diminui a importância do batismo, pois o batismo é um símbolo (um sacramento) importante (que vem de Deus) e que deve ser recebido pelos que foram purificados por Jesus pela fé. O que não precisa é haver pressa e desespero, que resultam em batismos mecânicos e sem sentido. Muitas denominações batizam pessoas quase por atacado, sem ao menos acompanhar essas pessoas em um discipulado e explicar a elas as coisas básicas a respeito do arrependimento e sobre a obra de Cristo. Levantou a mão já batizam. Repito: Batismo não salva ninguém. Quem salva é Jesus. Todos os que foram alcançados por Jesus serão salvos, no entanto, nem todos os que foram batizados serão salvos, somente o serão os que foram verdadeiramente alcançados por Jesus.
Quando à forma existem pelo menos três formas de batizar praticadas pelas igrejas. Antes de mencioná-las é importante frisar que não há um único caso na Bíblia em que seja dito explicitamente a forma que se deve ministrar o batismo. Como Calvinista sou adepto da aspersão. Vejamos:
Aspersão: A água é borrifada sobre a pessoa. Aqui não há a necessidade de piscinas ou de um deslocamento aonde há um rio. Apenas uma vasilha com água é suficiente.
Imersão: Na imersão a pessoa é colocada dentro da água e levantada pelo ministro. Normalmente é realizada em um rio ou em alguma piscina.
Efusão: Bem parecida com a aspersão. A água é também jogada na cabeça da pessoa.

Leia mais: http://www.esbocandoideias.com/2011/05/o-que-significa-batismo.html
**************************************************************************************

O que significa genealogia?

Série o que significa isso?
A Bíblia é cheia de genealogias. Provavelmente você já deve ter lido alguma mesmo sem saber. O povo judeu, tradicionalmente, dava muito valor aos registros das suas genealogias, o que nos permitiu conhecer muito das personagens que compuseram a sua história.
Genealogia é uma lista onde constam os nomes dos parentes de alguém ou de alguma família. Desse termo surgiu a expressão árvore genealógica, que é uma lista de nossos descendentes. Para exemplificar, vou expor abaixo um trecho da genealogia de Adão até Noé, que se encontra em Gn 5. 3-32:
Adão - Sete - Enos - Cainã - Maalalel - Jarede - Enoque - Metusalém - Lameque - Noé
Essa genealogia é uma genealogia simplificada que segue mostrando apenas um dos filhos de cada personagem. A genealogia completa contaria com todos. A Bíblia normalmente usa o personagem que tem mais importância na história e descreve a sua genealogia.
Você deve ter notado também que na sociedade judaica, que era patriarcal, na maioria das genealogias não constava o nome das mulheres, no entanto, elas também fazem parte de qualquer genealogia, afinal, sem elas, não há multiplicação dos descendentes.
Porém, em algumas genealogias bíblicas, vemos também mulheres citadas que, normalmente, eram incluídas quando se destacavam de alguma forma na sociedade ou na história narrada. É o caso da genealogia de Jesus Cristo em Mt 1. 1-17, onde constam nomes de algumas mulheres.
Normalmente, as pessoas acham bem chato ler as genealogias, mas estudá-las nos ajuda a enxergar melhor a história bíblica e seus personagens. Se você quer saber um pouco mais sobre as genealogias na Bíblia, te aconselho a dar uma lida em 1 Crônicas. Lá se encontram várias genealogias registradas de forma simples.
E você, conhece a história dos seus antepassados. Faça a sua árvore genealógica, é muito legal!
**********************************************************************************

O que significa anjo, arcanjo, querubim e serafim?

Série o que significa isso?

A Bíblia nos cita nominalmente a existência de pelo menos quatro seres da esfera espiritual: anjos, arcanjos, querubins e serafins. Apesar de citá-los, não há um detalhamento tão grande a respeito deles. Mas, mesmo com poucas informações, podemos ter uma ideia razoável do que é cada um deles.
Os anjos são citados na Bíblia como mensageiros e executores das ordens de Deus (Gênesis 16.10; Daniel 6. 22; Salmos 103. 20). Os anjos são espíritos que servem a Deus e também aos servos de Deus (Salmos 34. 7). Vemos que Deus criou os anjos puros, mas uma parte deles preferiu rebelar-se contra Deus (Judas 1.6). Em alguns textos os anjos são descritos com características semelhantes as humanas (João 20. 12).
O arcanjo é citado na Bíblia como uma espécie de “Anjo-chefe”. A palavra arcanjo tem esse significado. Veja um verso bíblico sobre um dos arcanjos: “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!” (Judas 1. 9). O fato de esse arcanjo contender ou lutar diretamente contra o diabo mostra que é um ser dotado de grande poder e autoridade, e que exerce uma posição de destaque na esfera espiritual.
Os querubins são citados na Bíblia como seres que têm asas e uma forma [semelhante] a humana (Êxodo 25. 20). Em algumas passagens vemos querubins com forma de animais (Ezequiel 41. 18-19). Em outras, temos querubins descritos em formas estranhas, mesclados com características de pessoas e animais. Por exemplo: Em Ezequiel 1. 5- 8, esses seres tinham 4 rostos, 4 asas, mãos que saiam de debaixo das asas, etc. Esses seres estão sempre ligados a glorificação da majestade e grandeza de Deus (Apocalipse 4. 6-8).
Só existem dois versículos na Bíblia mencionando os serafins: Isaías 6. 2, 6. Nestes versos os serafins são descritos da seguinte forma: “cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava”. Da mesma forma que os querubins, os serafins sempre estão ligados a glorificação da majestade e grandeza de Deus .

De forma resumida é isso que a Bíblia cita destes seres. São seres que, acima de tudo, estão à serviço do Reino de Deus. Certamente os conheceremos melhor quando estivermos na presença do Pai e deles.


***********************************************************************************

O que significa I.N.R.I.?

Série o que significa isso? 
A Bíblia nos mostra com riqueza de detalhes como foi a crucificação de Jesus Cristo. Vejamos um trecho: “Então, Pilatos o entregou para ser crucificado. Tomaram eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota em hebraico, onde o crucificaram e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.” (Jo 19. 16-18)

Em meio à crucificação, foi colocada uma placa, (uma espécie de letreiro), bem em cima da cruz com alguns dizeres em três línguas [hebraico, latim e aramaico]: “Muitos judeus leram este título (...) e estava escrito em hebraico, latim e grego.” (Jo 19. 20) 
Esse “título” escrito nessa placa continha em latim a expressão (Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum), que significa: “JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.” (Jo 19. 19). “I.N.R.I.” são as iniciais dessa expressão. Essa mesma expressão também estava escrita em hebraico e grego como vimos em (João 19. 20). 
Os sacerdotes da época pressionaram Pilatos a mudar os dizeres da placa, porém sem sucesso. Observe: “Os principais sacerdotes diziam a Pilatos: Não escrevas: Rei dos judeus, e sim que ele disse: Sou o rei dos judeus. Respondeu Pilatos: O que escrevi escrevi.” (Jo 19. 21-22)


Leia mais: http://www.esbocandoideias.com/2011/03/o-que-significa-inri.html
***********************************************************************************

O que significa apostasia?

Série o que significa isso?

O significado da palavra apostasia é especialmente importante para os nossos tempos. Saber o seu significado nos ajudará a compreender algumas passagens bíblicas e também algumas atitudes que encontramos em pessoas que estão ao nosso redor.
Apostasia significa o abandono e a negação da fé. Ou seja, a negação daquilo que se crê, ou melhor, que se cria. De uma forma bem simples, é a negação do ensino da Bíblia e o afastamento das pessoas da vontade de Deus.

Destaco na Bíblia um exemplo de dois homens que apostataram da sua fé, ou seja, que a abandonaram e a negaram. Vejamos:
“Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns.” (2Tm 2. 17)
Notem que estes dois homens (Himeneu e Fileto) estavam pregando algo contrário ao que as Sagradas Escrituras (a verdade) ensinavam e foram rapidamente identificados por Paulo como apóstatas. Geralmente o apóstata tem dificuldade de se arrepender e defende a sua “doutrina” com unhas e dentes. Daí a necessidade de serem rapidamente questionados e combatidos. Himineu, Fileto e outros, traziam confusão negando a verdade da Palavra de Deus.
A Bíblia também nos mostra que nos últimos tempos haverá um abandono da fé por parte de muitas pessoas. “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios” (1Tm 4. 1). Justamente por não valorizarem a Bíblia estas pessoas se perderam em ensinos que não vêm de Deus, ensinos de espíritos enganadores e de demônios.
Infelizmente estamos vivendo um tempo de grande apostasia, pois as pessoas têm rejeitado a Palavra de Deus, trocando-a por outros ensinos que têm “aparência” de verdadeiros, mas que as levam para cada vez mais longe de Deus. E o pior de tudo é que muitas igrejas têm sido totalmente apóstatas inventando doutrinas que não existem na Bíblia.
Por isso, leia a Bíblia, aprenda o que ela ensina e fique vacinado contra a apostasia!


Leia mais: http://www.esbocandoideias.com/2011/03/o-que-significa-apostasia.html
*************************************************************************************

O que significa levita?

Série o que significa isso?

No Antigo Testamento o povo de Israel era formado por tribos. Essas tribos descendiam dos doze filhos de Jacó. Uma das tribos era a tribo de Levi, que era um dos doze filhos de Jacó. Todas as pessoas que faziam parte da tribo de Levi eram chamadas de levitas.
O nome levitas também veio a ser aplicado aos homens que ajudavam os sacerdotes nos serviços do tabernáculo e, mais tarde, no templo construído por Salomão.

“mas incumbe tu os levitas de cuidarem do tabernáculo do Testemunho, e de todos os seus utensílios, e de tudo o que lhe pertence; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; eles ministrarão no tabernáculo e acampar-se-ão ao redor dele.” (Nm 1. 50)

Os levitas tinham a função do sacerdócio dada por Deus a eles [para Arão e seus filhos]. Executavam o louvor, sendo cantores e instrumentistas [isso foi no tempo do rei Davi]. Faziam a arrumação e manutenção do tabernáculo e do templo. Atuavam como guardas, porteiros, padeiros, enfim, tudo que era relacionado ao que era realizado no tabernáculo ou no templo era de responsabilidade dos levitas. Era proibido que alguém de outra tribo fizesse este trabalho, pois era designado por Deus aos levitas.

“porque havia sempre, naquele ofício, quatro porteiros principais, que eram levitas, e tinham a seu cargo as câmaras e os tesouros da Casa de Deus.” (1Cr 9. 26)

“Quenanias, chefe dos levitas músicos, tinha o encargo de dirigir o canto, porque era perito nisso.” (1Cr 15. 22)

Os levitas mais famosos são Moisés, que era da tribo de Levi, e Arão, que era da tribo de Levi e ainda serviu como o primeiro sumo sacerdote no tabernáculo construído no deserto.

Não há menção de levitas na igreja de Cristo encabeçada pelos apóstolos. Hoje, todos somos chamados para servir de alguma forma, de acordo com o dom que nos é dado por Deus.
************************************************************************************

O que significa queda?




Série o que significa isso?


O relato do livro bíblico de Gênesis nos mostra que Deus fez o homem e a mulher, colocou-os num jardim chamado Éden, onde eles deveriam viver as suas vidas em plena paz com Deus. A única regra colocada por Deus ao casal era que “de toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gn 2:16-17)











Mais tarde, seduzidos pela serpente, que estava possuída pelo diabo, deram ouvidos às suas tentações e desobedeceram a Deus, comendo do fruto que Deus ordenou que não comessem (Gn 3). Deus já havia dito que a desobediência traria consequências terríveis a eles, mas mesmo assim preferiram desobedecer.

Quando Adão e Eva deram ouvidos à serpente e desobedeceram "caíram na tentação", por isso chamamos essa ocasião de queda. Adão e Eva eram os representantes de toda a humanidade, por isso, as conseqüências de seu ato passaram a seus filhos, bem como a todos os que vieram depois deles.

A queda resultou no aparecimento do pecado, que é a nossa total disposição para fazer aquilo que desagrada a Deus. Todos nós imitamos a Adão e Eva, pois todos nós pecamos. “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram (Rm 5:12 - NVI)

A queda também nos trouxe a morte física e a condenação. Todos nós pecamos e merecemos ser condenados por Deus, pois Deus é Justo. (Gn 3)

Seria tudo extremamente trágico se parássemos  por aqui. Seria terrível! No entanto, Deus providenciou uma esperança para que pudéssemos nos erguer da queda e sair desta vida de maldição que a queda e o pecado nos trouxeram.

Você sabe o que significa remissão de pecados? No próximo artigo falaremos sobre isso.

*****************************************************************************************

O que significa conversão?



Série o que significa isso?

Quando um carro está transitando por uma avenida e o motorista decide que precisa mudar a direção em que está seguindo, faz uma manobra que tem o nome de conversão. Ele muda de rota, a rota em que andava já ficou para trás; agora ele vê uma nova avenida, com novas coisas, com nova decoração, com um asfalto diferente, com novos atributos.

Conversão significa mudar de direção. Sem Deus todos os homens, sem exceção, estão transitando por uma avenida que os levará diretamente à perdição. Por melhores que as pessoas possam ser, o pecado está enraizado em suas vidas e conduzindo-as através de uma avenida que vai levá-las à morte eterna (que é a separação de Deus por toda a eternidade).

A conversão é quando há uma mudança dessa direção terrível, que leva à morte, para a direção dada por Deus, que leva à vida. Essa mudança acontece pela atuação de Deus no coração da pessoa. Os principais sinais dessa mudança de direção são o arrependimento e a busca de mudança de vida baseada na vontade de Deus contida na Bíblia. Quando alguém vira um convertido, ganha a salvação, não está mais na velha avenida da perdição, mas em uma nova avenida que leva diretamente ao Senhor.

Paulo orientou os efésios a respeito do que haveria de fazer parte da vida de quem mudou de direção. Observe o contraste entre a “avenida antiga” e a “nova avenida”:

“Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos (...) Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele. Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo! (...) Quem roubava que não roube mais, porém comece a trabalhar a fim de viver honestamente e poder ajudar os pobres. Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas...” (Ef 4. 22, 24, 28, 29 - NTLH)

A conversão provoca mudanças visíveis na vida de uma pessoa. Não significa que imediatamente a pessoa se transformará em um perfeito, pois ninguém chegará nesse nível aqui nesta terra. O processo que ocorre após a conversão é gradual, ou seja, dia após dia, a pessoa em obediência a Deus, vai vencendo tudo que carregou da “antiga avenida” e vai construindo em cooperação com Deus uma “avenida” totalmente nova. Esse processo chama-se santificação. Veremos mais detalhes sobre o que significa santificação no próximo artigo.

***********************************************************************************

O que significa holocausto?

Série o que significa isso?
Holocausto é uma palavra que nos remete ao tempo da antiga Aliança feita por Deus com Moisés e com o povo de Israel no Antigo Testamento. Dessa aliança sugiram diversas leis dadas por Deus para que o povo fosse santo. Várias dessas leis falavam acerca de sacrifícios de animais ordenados por Deus para fins específicos (para perdão de pecados, para gratidão, para purificação, etc.). Naquela época, por exemplo, Deus ordena que se sacrifiquem animais pelo pecado do ser humano; esses animais seriam substitutos do ser humano e, assim, ele seria perdoado.

“Quando alguma pessoa pecar, e cometer ofensa contra o SENHOR (...) por sua oferta pela culpa, trará, do rebanho, ao SENHOR um carneiro sem defeito, conforme a tua avaliação, para a oferta pela culpa; trá-lo-á ao sacerdote, E o sacerdote fará expiação por ela diante do SENHOR, e será perdoada de qualquer de todas as coisas que fez, tornando-se, por isso, culpada.” (Lv 6. 2, 6, 7)

O holocausto é uma das formas de se fazer sacrifícios de animais no Antigo Testamento. Alguns sacrifícios deveriam ser feitos em forma de holocausto. No holocausto, o animal era queimado sobre um altar em oferta ao Senhor. Normalmente eram queimados animais de gado (bois, ovelhas, bodes, etc.). Os mais ricos tinham essa possibilidade. Também eram oferecidos holocaustos de aves (pombas, rolinhas, etc.). Os mais pobres traziam essas ofertas, pois estavam dentro das suas possibilidades financeiras.

“e disse a Arão: Toma um bezerro, para oferta pelo pecado, e um carneiro, para holocausto, ambos sem defeito, e traze-os perante o SENHOR.” (Lv 9. 20)

“Se a sua oferta ao SENHOR for holocausto de aves, trará a sua oferta de rolas ou de pombinhos.” (Lv 1. 14)

Em geral, as ofertas trazidas perante Deus deveriam custar algo àquele que a trazia. A oferta em si não era o mais importante, mas a mudança que acontecia no coração das pessoas. Oferta sem mudança de coração não valia de nada. Por isso, o salmista reflete:

“Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores. Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” (Sl 51. 15-17)

Se você quiser saber mais sobre as leis de sacrifícios no Antigo Testamento, leia os primeiros capítulos do livro de Levítico.
************************************************************************************

O que é o dia de finados? É bíblico?

Série o que significa isso?

No dia 2 de Novembro é  feriado. Trata-se do dia de finados. Você sabe o que é o dia de finados? Bom, dia de finados também é chamado de dia dos fiéis defuntos ou dia dos mortos. Trata-se de uma data católica fundamentada na crença na oração pelos mortos.

Essa crença é baseada [na tradição] e principalmente no livro de 2 Macabeus 12. 43-46:
“Em seguida, fez uma coleta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil dracmas, para que se oferecesse um sacrifício pelos pecados: belo e santo modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição, porque, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles. Mas, se ele acreditava que uma bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente, era esse um bom e religioso pensamento; eis por que ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas.” (Bíblia Ave Maria)



O livro citado acima é considerado apócrifo para nós protestantes, ou seja, ele não faz parte do cânon bíblico aceito como inspirado por Deus. Os católicos crêem que os vivos tem a possibilidade de fazer algo pelos mortos, por isso acendem velas, oram por eles e até pedem perdão pelos seus pecados. Essa prática, porém, está definitivamente contrária ao que diz a palavra de Deus. Vejamos alguns textos:

“E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo“ (Hebreus 9. 27). Fica claro neste texto que a morte sela todas as oportunidades dadas às pessoas. Não há como interferir na vida pós-morte. Se logo após a morte vem o juízo, como haveria possibilidade de orar para que alguém já morto fosse perdoado pelas suas faltas? Ele já não foi julgado? Orações pelos mortos são inúteis.

“e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” (Eclesiastes 12. 7). Não existem caminhos intermediários entre esta terra e Deus. Não existem purgatório, locais de purificação e nem novas oportunidades de salvação e perdão após a morte da pessoa.

A salvação é somente pela fé em Jesus Cristo. “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (Atos 4. 12). Isso mostra que orações pelos mortos não tem validade para salvá-los, purificá-los ou mesmo perdoar os seus pecados. Em vida isso acontece na vida da pessoa através da fé em Cristo e do arrependimento.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1. 9). O perdão se dá através do arrependimento e da confissão dos pecados, o que os mortos não tem condições de fazer. A confissão é pessoal, de modo que eu não posso confessar os pecados de outro. Cada um responde pelos seus erros e só há oportunidade de confissão enquanto há vida.

A obra de Jesus justifica totalmente os que Dele se aproximam através da fé. Não há meia salvação e nem meio perdão. “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5. 1)

Como vimos, a prática realizada neste dia está totalmente distante do que diz a Bíblia.


O que, então, nós evangélicos fazemos no dia de finados? Bom, como o feriado já está proclamado mesmo, creio que o melhor que podemos fazer é lembrar-nos do legado que os nossos falecidos nos deixaram. Seus exemplos, sua sabedoria, seu carinho, seu amor. Ir ao cemitério e deixar os túmulos dos entes queridos honradamente bem cuidados não está contrário ao que a Bíblia diz. 

Oremos pelos vivos e pela sua conversão!

Leia mais: http://www.esbocandoideias.com/2010/11/o-que-e-o-dia-de-finados-e-biblico.html
*************************************************************************************

O que significa salvação?




Série o que significa isso?

Nos artigos passados, já vimos o que significa queda, e na sequência vimos o que significa remissão de pecados e redenção. É importante relembrar que todos nós “caímos” e somos pecadores, e por isso somos merecedores da justa condenação de Deus [o pecado é um crime que cometemos contra Deus].

Mas Deus deu um passo em nossa direção quando providenciou uma forma de nos perdoar e ao mesmo tempo satisfazer a sua justiça: Jesus pagou a nossa divida e nos propiciou o perdão de nossos pecados e a nossa salvação...

Salvação significa que existe esperança para nós. Significa que Deus providenciou uma forma de sermos salvos da condenação eterna e justa. A salvação é a esperança que temos de uma nova vida nesta terra e de uma vida eterna no céu na presença de Deus.

A grande pergunta que precisa ser respondida é: Como eu faço para ser salvo?

Muitos acham que a salvação demanda algum tipo de esforço humano, de obras, ou de alguma qualidade especial para ser conseguida. Engano! Não é através da beleza, do poder, das boas obras, ou do dinheiro, que alguém é salvo.

A salvação é um dom de Deus, uma dádiva do Senhor, que é recebida gratuitamente através do “crer”: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Efésios 2.8)

De forma prática, uma pessoa para ser salva, precisa se arrepender de seus pecados, [crer] que é uma pecadora, [crer] que estava destinada à condenação, [crer] que Jesus Cristo deu a vida Dele no lugar dela, [crer] que Jesus Cristo pagou a divida que era dela, [crer] que precisa se render totalmente a Jesus Cristo, [crer] em Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida.

É importante observar que muitas pessoas “acham” que foram salvas, pois algum dia disseram algumas palavras a Deus e pronto, mas ainda permanecem na mesma vida de antes. A marca da salvação na vida de uma pessoa é vista através dos frutos e das mudanças positivas que vão ocorrendo e demonstrando que de verdade ela recebeu Jesus em sua vida e é uma salva.

“Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.” (Mt 7:17)

Hoje você aprendeu o que significa salvação. Mas existe um detalhe interessante no texto de Efésios 2. 8: ele diz que: “pela graça sois salvos”.

No próximo artigo veremos o que significa graça.
*************************************************************************************

O que significa graça?




Série o que significa isso?

No artigo passado vimos o que significa salvação. Vimos que Deus providenciou uma forma de reconciliação entre nós (pecadores que merecem o justo castigo) e Ele (o que foi ofendido pelos nossos pecados e tem o direito de aplicar a pena estabelecida). Essa forma de reconciliação foi a morte de Jesus Cristo na cruz. Jesus pagou a divida que era nossa perante Deus. Assim, nós nos reconciliamos com Deus crendo (pela fé) na obra de Jesus Cristo. “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”. (Efésios 2:8)


Faltou explicar o trecho: “Porque pela graça sois salvos”.


A palavra graça tem muitos significados na Bíblia, mas o principal deles aponta para o grande amor de Deus que salva as pessoas e as conserva unidas com Ele. Em outras palavras, a “graça de Deus” significa a decisão amorosa de Deus em nos salvar da maldição eterna e nos abençoar, mesmo nós não sendo merecedores.

É algo difícil para o mundo compreender. No mundo, aquele que ofendeu é quem deve ir em direção ao ofendido e buscar a reconciliação. A graça de Deus é o contrário: Deus (o ofendido) é quem veio em nossa direção (os ofensores) e nos ofereceu a reconciliação.

Portanto, a graça de Deus é muito grandiosa, pois foi através dela que Deus nos deu a esperança de termos os nossos pecados perdoados e uma nova vida nesta terra, e também uma vida eterna nos céus (salvação).

Outros significados da palavra graça:

• A soma das bênçãos que uma pessoa, sem merecer, recebe de Deus;
• A influência sustentadora de Deus que permite que a pessoa salva continue fiel e firme na fé;
• Louvor; gratidão;
• Boa vontade; aprovação;
• Beleza;
• Bondade;
• “De graça” é sem pagar nada.

*Definições da palavra “graça” retiradas do Dicionário da Bíblia de Almeida