Réplicas da Arca de Noé pelo mundo
Entre os três projetos que apresentamos, dois têm as proporções descritas pela Bíblia
Em Hong Kong, a réplica, em tamanho real, fica em um parque temático cristão, em Ma Wan
A história bíblica de Noé encanta gerações através dos tempos em diversas religiões. Ele pode ser considerado o primeiro guardião da natureza na história da humanidade, e sua arca, o símbolo da preservação das espécies.
Com inspiração na famosa história do dilúvio, três pessoas, em diferentes países, resolveram construir arcas, sendo que em duas construções são respeitadas as proporções bíblicas.
Zoológico Bíblico de Jerusalém
A primeira arca é a do Zoológico Bíblico de Jerusalém, em Israel (foto ao lado). Ela foi criada a partir da imagem que se tem da Arca de Noé na maioria dos livros de histórias infantis.
De acordo com os idealizadores do projeto, a arca foi criada para simbolizar o profundo compromisso do zoológico com a causa da preservação da natureza e de salvar espécies de animais ameaçadas de extinção.
Ela funciona como um centro de visitantes, e possui em seu interior um auditório, uma galeria com exibições temporárias, sala de informática – que traz informações sobre os animais do zoológico e também sobre animais mencionados na Bíblia – uma loja de lembranças e uma cafeteria.
A construção de um sonho na Holanda
Homem passa dias construindo réplica da Arca de Noé
Em 1992 o holandês protestante Johan Huibers, de 52 anos (foto abaixo), teve um pesadelo, de que a Holanda teria sido engolida pelo Mar do Norte. “No dia seguinte, comprei um livro sobre a Arca de Noé e nessa mesma noite tive a ideia de construir a embarcação”, conta ele.
Ele construiu uma pequena primeira arca, com 70 metros de comprimento, e usou para levar os turistas para passear nos canais holandeses. Com parte do lucro obtido, surgiu a ideia de investir em um empreendimento ainda maior.
Huibers então pegou um empréstimo no banco de 3 milhões de euros, e recebeu ajuda de 500 euros da igreja de sua comunidade e de 100 euros de sua mãe, de 93 anos.
O barco está sendo construindo próximo ao rio Merwede, em Dordrecht (sul da Holanda), por 50 pessoas, entre voluntários que acreditam no sonho do holandês até funcionários contratados por ele.
Seguindo as medidas do Antigo Testamento, a embarcação terá 150 metros de comprimento e pesará cerca de 3 mil toneladas, a madeira utilizada na construção é do pinheiro da Suécia. “É a que mais aproxima-se da resinosa, a árvore que Deus pediu a Noé para utilizar”, explica Huibers.
No total, 1,6 mil animais de plástico, no tamanho natural e importados das Filipinas, vão ser embarcados, e a arca contará também com uma cópia do quarto de dormir de Noé. Nas paredes, murais contarão a história de diversas passagens bíblicas.
Huibers acredita que a reconstrução da arca é uma forma de fortalecer e renovar o interesse pelo cristianismo nos países escandinavos. A apesar de seu sonho, ele afirma não acreditar que o dilúvio ocorra novamente, lembrando a promessa de Deus a Noé, segundo a qual, nunca mais o Criador ergueria sua mão para destruir suas criaturas.
Réplica em Hong Kong
Em um parque temático cristão, em Ma Wan, uma ilha de Hong Kong, também foi inaugurada uma réplica da Arca de Noé (foto ao lado). Ela possui tamanho real, sendo a primeira de que se tem notícia.
Construída a pedidos de organizações cristãs, a embarcação foi financiada pelos irmãos Kwok, três empresários chineses, em parceria com o governo de Hong Kong.
Dentro do barco há exposições com animais raros como um nautilus, peixes, tucanos e aves exóticas. Também possui um jardim com cerca de 70 pares de réplicas em tamanho real de animais feitos em fibra de vidro e um palco de filmes de animação demonstrando como a arca original pode ter sido construída e como poderia ser ventilada.
A Arca foi montada para dar a esperança de um novo começo aos que visitam a ilha de Hong Kong, uma divisão administrativa hoje ligada à República Popular da China.
Arca Universal
Nenhum comentário:
Postar um comentário